Biografia

Nasci em São Brás de Alportel (Algarve), a 20 de Junho de 1972.

A literatura chegou muito cedo à minha vida e as primeiras viagens vieram de mãos dadas com a escrita. Fui , em 1990 e depois em 1991 premiada num concurso de escrita promovido pela Comissão dos Descobrimentos Portugueses e pelo Instituto Português da Juventude - na primeira vez, com o Cruzeiro Europa Jovem com passagem por Marrocos, Canárias e Madeira, na segunda, uma viagem a Macau, Hong Kong e Londres.

Doutorei-me Literaturas Românicas Comparadas pela Universidade Nova de Lisboa (2007), conclui o mestrado em Estudos Literários Comparados e licenciei-me em Português-Francês pela Universidade de Évora. Durante os últimos dez anos e meio, lecionei na Universidade de Macau, primeiro como Professora Auxiliar, depois como Professora Associada de Literatura, tendo sido vice-diretora e directora Departamento de Português.
Leccionei no ensino secundário, fui Leitora do Instituto Camões na Universidade da República Oriental do Uruguai (Montevideu, Uruguai) investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Aveiro e pós-doc visitante na Universidade de Massachusetts Amherst (Estados Unidos).
Apresentei comunicações em múltiplos Congressos nacionais e internacionais (Estados Unidos, Uruguai, Japão, França, China, Turquia, Espanha, Itália, Áustria), assim como palestras por convite. Tenho participado também em festivais literários (ex: "Long Night of Literatures" 2022, Nova Deli, Índia)
Tenho publicado na área da Literatura Comparada, podendo destacar: Uma cartografia do olhar: exílios, imagens do estrangeiro e intertextualidades na Literatura Portuguesa – Finalista dos Prémios de Ensaio do Pen Club 2021 e Imagens do estrangeiro no Diário de Miguel Torga (Fundação Calouste Gulbenkian, 2008). Tenho colaborado em diversos centros de investigação de universidades portuguesas: CETAPS, CHAM (Universidade Nova de Lisboa), Centro de Línguas e Culturas (Universidade de Aveiro), CEC (Faculdade de Letras de Lisboa).
Enquanto ficcionista, tenho participado em antologias de contos colectivas (ex: O País Invisível, Centro de estudos Mário Cláudio, Antologias de contos da ASSESTA, etc). Colaboro com textos de ficção em diversas revistas e jornais, nacionais e internacionais. Publiquei, entre outros livros: A sul da escrita (Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca em 2006), As Duas Faces do Dia (Menção honrosa no Prémio Literário Florbela Espanca), Travessias, Contos Migratórios (2014), A Matéria dos Sonhos (2015), Floriram por engano as rosas bravas (2022)., Palavras nómadas (2023). Fui distinguida também com: o Prémio de Conto Manuel Laranjeira (Espinho, 2008), Prémio de Conto, Almada (2005), Prémio Literarius (Silves, 2004), Prémio Juventude Letras da Câmara Municipal de São Brás de Alportel (2004), entre outros.

Sou sócia da SPA (Sociedade Portuguesa de autores),do PEN Clube, da ASSESTA (Associação de Escritores do Alentejo), do ICIA (Instituto de Cultura Ibero-Atlântica), da APLC (Associação Portuguesa de Literatura Comparada), da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários) e da AILA (Associação Internacional de Lusitanistas).

Dora Gago

Este é um espaço de viagem, cais de partida e de chegada, pela literatura, pela escrita, pelo mundo e pela vida.

Galeria de Fotos

Categorias

livros

publicações

traduções

críticas

eventos

entrevistas